Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco (ou 2 colheres de sopa de fermento fresco)
- 1 xícara de água morna (quase fria)
- 1 xícara de leite em temperatura ambiente
- 1 xícara de óleo
- 2 ovos inteiros
- 1 colher rasa de sal
- 1 kg de farinha de trigo (tipo 1)
Instruções:
Em uma tigela, adicione o açúcar, o fermento biológico seco e a água morna. Misture bem até que o fermento esteja completamente dissolvido. Se preferir, pode utilizar fermento fresco.
Após misturar os ingredientes mencionados acima, adicione o leite, o óleo e os ovos batidos. Bata rapidamente para incorporar tudo.
Acrescente a colher rasa de sal e, aos poucos, adicione um pouco da farinha de trigo. Misture bem. Recomendamos o uso da farinha de trigo tipo 1, que não contém fermento.
Continue adicionando um pouco mais de farinha e misturando, garantindo que a farinha seja bem incorporada. Essa técnica ajudará a trabalhar com a massa sem correr o risco de empelotar.
Após misturar bem a segunda parte da farinha de trigo, adicione o restante da quantidade indicada na receita. Agora é hora de colocar as mãos na massa!
Misture bem até obter uma massa homogênea. Se preferir, você também pode utilizar uma batedeira robusta para essa etapa.
Assim que a massa estiver bem misturada e a farinha não estiver mais visível, transfira-a para uma superfície enfarinhada. Certifique-se de colocar um pouco de farinha na superfície para evitar que a massa grude.
Agora, sove a massa por pelo menos dois ou três minutos, até que fique lisa e macia. É importante observar que essa massa tende a grudar um pouco nas mãos.
Portanto, não adicione mais farinha nesse momento. A massa deve ficar macia e homogênea.
Após sovar a massa, deixe-a descansar por aproximadamente 40 minutos. Dependendo da temperatura ambiente, talvez leve um pouco mais de tempo para que a massa cresça adequadamente.
Após o tempo de descanso, retire o ar da massa pressionando-a delicadamente com as pontas dos dedos. Faça movimentos de um lado para o outro para liberar o ar.
Divida a massa em duas partes. Você pode optar por fazer pãezinhos individuais com essa receita, mas neste caso, faremos dois pães grandes.
Em uma superfície enfarinhada, coloque um pouco de farinha e abra cada pedaço de massa com a ajuda de um rolo. Estique a massa uniformemente até obter uma espessura desejada.
Enrole a massa, formando um caracol. Se necessário, utilize o rolo para auxiliar no enrolamento.
Prepare uma forma, preferencialmente uma forma para pão de forma, untando-a com manteiga ou margarina e polvilhando com farinha de trigo.
Coloque os pães na forma, com o lado final do enrolamento virado para baixo, para que o fundo da forma fique bem posicionado.
Deixe os pães descansarem por mais 20 minutos. Durante esse tempo, eles irão crescer ainda mais. Certifique-se de manter o lado final da massa voltado para baixo.
Enquanto os pães descansam, preaqueça o forno a 180 graus Celsius.
Após os 20 minutos de descanso, os pães terão crescido consideravelmente. Coloque-os no forno preaquecido e asse por aproximadamente 40 minutos, ou até que fiquem dourados e com uma crosta firme.
Retire os pães do forno e da forma, e deixe-os esfriarem completamente em uma grade antes de cortá-los.
É importante resistir à tentação de cortar os pães quentes, pois isso pode comprometer sua textura fofinha. O calor interno da massa ajudará a manter a umidade e a maciez.
Aproveite seus pães caseiros fofinhos! Eles são perfeitos para serem saboreados em qualquer ocasião. Esperamos que você tenha gostado desta receita.