O que é creme culinário?
De acordo com Potiguara Spindola Alcantara, de 37 anos, Mestre em Ciências Gastronômicas e professor de Sala Bar e Gastronomia no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Penha, “o creme culinário foi desenvolvido para substituir o creme de leite, tendo como como base leite, gordura vegetal e creme de leite. A principal característica é a presença da gordura vegetal na sua composição, substituindo a gordura láctea, sendo assim, ele não talha quando submetido ao calor. O creme culinário é bastante versátil na gastronomia, sendo que podemos até dizer que é um coringa, pois tanto pode ser usado na cozinha fria, cozinha quente ou na confeitaria”, assinala.
Michele Srour, Diretora de Marketing de Margarinas da Seara, renomada empresa brasileira do ramo alimentício, complementa que “o creme de uso culinário é uma base vegetal, de sabor e aromas leves usado em preparos culinários quentes e frios, doces e salgados e até em bebidas. A melhor definição é ‘o melhor substituto ao creme de leite’”, afirma.
Quais são as diferenças entre creme de leite e creme culinário?
Em relação às diferenças entre o creme de leite e o creme culinário, Alcantara, do Senac Penha, aponta que “o creme culinário, apesar de conter gordura vegetal, costuma ser mais benéfico à saúde do que a gordura animal, que é rica em ácidos gordos saturados. Tem algumas marcas de creme culinário que utilizam gordura hidrogenada ou gordura trans, que constituem uma gordura transformada a partir dos óleos vegetais por um processo de hidrogenação, aumentando o seu prazo de validade e facilitando o processo de transporte. A gordura hidrogenada criada pela indústria pode causar vários danos à saúde, como doenças cardiovasculares, doenças no fígado e sistemas nervoso central, obesidade, esteatose hepática, Diabetes, entre outras e até mesmo o câncer”, alerta.
Srour, da Seara, argumenta que, “para nós, o creme culinário é um produto muito importante no portfólio, pois resolve uma série de demandas dos operadores. Trabalhamos justamente destacando esses pontos de versatilidade e alta qualidade do creme culinário CUKIN FOODSERVICE em relação aos outros do mercado e, claro, em relação à suas vantagens sobre o creme de leite. O CUKIN FOODSERVICE oferece muitas vantagens para os restaurantes, como a versatilidade, já que, com 21% de gorduras na composição, ele é pronto para o uso. É um produto que performa bem em preparações doces e salgadas, quentes e frias, ou seja, com um único ingrediente é possível criar novas receitas, melhorar receitas já existentes, reduzir o número de itens do estoque e, por ser de armazenamento seco, não toma espaço na câmara fria e facilita o manuseio e transporte. Oferece também economia, uma vez que ele é resistente às altas temperaturas, ou seja, não talha fazendo grumos quando aplicado em um strogonoff ou na cobertura de uma quiche, por exemplo. Por isso, ele é um redutor das perdas causadas pelos erros de preparo na cozinha e atua até como redutor de CMV (custo da mercadoria vendida) dos pratos de um restaurante. O creme culinário oferta ainda padronização por manter sua qualidade sempre igual e isso contribui para a padronização da qualidade das receitas, em que o creme de leite, muitas vezes, falha por causa da variação da qualidade causada pela época do ano, safra e região produtora. Essa padronização resulta em melhoria do rendimento, economia de tempo e outros insumos usados no preparo”, detalha.