Esse bolo de banana caramelada é apaixonante, já que ele é uma ótima opção para aproveitar as bananas super maduras e é super prático de fazer. A massa além de levar açúcar mascavo, que traz um sabor super diferente e que harmoniza perfeitamente com a banana. O bolo de banana caramelada é feito no liquidificador. O resultado é um bolo leve, fofo, super perfumado e muito gostoso. Certamente a companhia perfeita para um café bem quente.
Ingredientes
Calda
- Três quartos de xícara de açúcar
- Meia xícara de água morna
- 2 bananas-nanicas fatiadas
- Canela para polvilhar
Ingredientes da massa:
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) rasa de fermento
Modo de Preparo
Calda
- Coloque o açúcar na panela e deixe derreter, depois mexa um pouco, acrescente a água e espere amolecer o açúcar. Não mexa enquanto isso.
- A calda estará pronta quando todo o açúcar estiver derretido.
Modo de Preparo
Montagem
- Unte uma forma redonda de 25 centímetros com bastante manteiga e farinha de trigo.
- Jogue a calda e, por cima, coloque fatias de banana.
- Polvilhe com bastante canela e, por último, coloque a massa.
- Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 35 minutos. Quando espetar o palito e ele sair limpo, o bolo está pronto.
Dica
- É importante sempre se atentar para 2 detalhes na hora de fazer um bolo de liquidificador: sempre comece com os ingredientes líquidos e se possível, misture a farinha e fermento na mão. Porém, caso queira fazer tudo no liquidificador e não sujar mais nada, misture a farinha e o fermento só o suficiente para homogenizar a massa.
Dicas para o melhor bolo de banana caramelada
- De fato esse é um bolo super fácil, porém ele tem alguns segredos para ficar perfeito!
- É legal fazer a calda direto na forma que vou assar o bolo, principalmente pela praticidade. Mas nem sempre é possível (já que funciona mais na forma com furo no meio). Então, caso prepare sua calda em uma panela separada, lembre de transferir para a forma assim que ficar pronta. Isso porque, você precisa espalhar bem a calda em todo o tabuleiro para que consiga formar uma camada para o seu bolo não grudar;
- Você pode optar por fazer como eu e forrar toda a forma com banana ou então colocar somente no fundo. Inegavelmente forrar integralmente dá um pouco mais de trabalho, mas o bolo fica mais bananudo!
- Cuidado com a calda, ela não pode ficar muito líquida e nem em excesso, pois isso irá interferir na textura da sua massa.