Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma para pudim de 22 cm de diâmetro. Polvilhe com açúcar, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso.
Preencha uma panela pequena com água e leve ao fogo médio para ferver, ela será usada para o banho-maria. Enquanto isso, prepare a massa do brigadeirão.
No copo do liquidificador coloque o leite condensado, o chocolate em pó, o leite e a manteiga. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez e transfira para o copo do liquidificador, assim, se um ovo estiver estragado, você não perde toda a receita.
Bata bem até ficar liso e dissolver todo o chocolate. Transfira a massa do brigadeirão para a fôrma untada. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira e leve ao forno.
Antes de fechar a porta do forno, preencha o fundo da assadeira com a água fervente, assim você não corre o risco de derramar e se queimar. Deixe o brigadeirão assar em banho-maria por cerca de 1 hora até firmar.
Atenção para o ponto: toque delicadamente a superfície do brigadeirão com as pontas dos dedos, ele deve soltar das laterais e estar firme apenas na superfície, mas ainda macio por dentro, assim como um pudim.
Retire o brigadeirão do forno e deixe amornar por cerca de 20 minutos. Leve para a geladeira e deixe firmar por pelo menos 2 horas antes de desenformar.
Para desenformar: passe a ponta de uma faquinha pela lateral de toda a superfície do brigadeirão, apenas para ajudar a soltar. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez.
Observação: se preferir, desenforme o brigadeirão com antecedência e deixe na geladeira até a hora de servir.
Agora você tem um delicioso brigadeirão cremoso pronto para ser saboreado! Bom apetite!
Conclusão:
Tanto o bolo de baunilha quanto o brigadeirão cremoso são mais do que simples sobremesas; são testemunhas da magia que a culinária pode trazer às nossas vidas.
Enquanto o bolo de baunilha abraça a elegância da simplicidade, o brigadeirão nos envolve em sua cremosidade indulgente.
Ambos compartilham a capacidade de criar memórias afetivas e de unir as pessoas em torno da mesa.
Seja o encanto sutil do aroma de baunilha ou a explosão de sabor do brigadeirão, essas delícias nos lembram que a culinária é uma arte que aquece corações e celebra cada momento.