MODO DE PREPARO
Lave bem o mocotó em água corrente para remover qualquer resíduo. Em seguida, corte-o em pedaços menores, se necessário, para facilitar o cozimento.
Em uma panela de pressão, coloque os pedaços de mocotó e cubra com os 2 litros de água. Tampe a panela e leve ao fogo alto.
Assim que a panela atingir pressão, reduza o fogo para médio e cozinhe por aproximadamente 45 minutos a 1 hora, ou até que a carne esteja macia e soltando dos ossos.
Enquanto o mocotó cozinha, prepare os ingredientes adicionais. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite até ficarem dourados. Adicione os tomates picados e refogue por mais alguns minutos.
Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão da panela sair naturalmente. Abra a panela e retire os pedaços de mocotó, separando a carne dos ossos e cortando-a em pedaços menores. Descarte as partes indesejadas, como cartilagens e gorduras.
Volte a carne de mocotó para a panela de pressão e adicione o refogado de cebola, alho e tomate. Acrescente também as cenouras e as batatas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Tampe novamente a panela e leve ao fogo médio-alto até pegar pressão. Cozinhe por mais 15 minutos após a pressão ser atingida.
Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Abra a panela, adicione o cheiro-verde picado e mexa bem o caldo.
Prove e ajuste o tempero, se necessário. Sirva o caldo de mocotó bem quente, acompanhado de torradas ou pães.